segunda-feira, junho 11, 2007

Caracteres especiais e acentos no teclado do Mac OSX

Acho que a única coisa realmente estranha quando você passa de um PC pro Mac é a forma padrão de acentuar, que é a mesma de alguns caracteres especiais e utiliza a tecla Option (Alt). Sei que tem uns pacotes de terceiros pra deixar a acentuação igual à do PC mas vamos aprender aqui como fazer esse default e como lembrar:

Agudo: Option + e
Circunflexo: Option + i
Til: Option + n
Crase: Option + `
Trema: Option + u
Cedilha: Option + c

Alguns caracteres especiais:
®: Option + r
˚: Option + k
π: Option + p
©: Option + g

meio difícil lembrar alguns se não usar muito :/

Realmente, quase agora tava esquecido e dei uma procurada em algo que ajudasse a lembrar algumas coisas e achei. :)

Existe uma ferramentazinha do OSX chamada visualizador de teclado, ela fica escondida lá em:
Preferências do Sistema -> Internacional -> Menu de Entrada -> Visualizador de Teclado

porque nao vi antes?

talvez tenha fuçado pouco ou nao lido o manual... XD

Legal ela! E quando ativa o "menu de entrada na barra de menus" fica fácil chamar ela e a outra que é de caracteres especiais pelo mouse :)

Deixa eu colocar uma imagem dela aqui então... print screen? cade você?

:/

google socorro!

quem precisa de print screen?

eu :)

oh não! mais hotkeys!

CMD + Shift + 3: screenshot da tela inteira
CMD + Shift + 4: aciona uma ferramenta para você selecionar uma região quadrada na tela para pegar o screenshot.
CMD + Shift + 4 + Barra de espaços: o cursor vira uma câmera fotográfica pra pegar uma janela, menu, ...

Observação: Se pressionar Ctrl também a imagem vai ser copiada na área de transferência ao invés de gerar png no Desktop.

Ei, essa de selecionar uma região quadrada foi tão legal que compensou a chatice de saber um atalho de có.

=D



Ok, feito. Nem preciso cortar a imagem em um "Paint" da vida.

:)

Agora é só escrever aqui no blog pra lembrar heheheh

17 comentários:

Karol Stutz disse...

Obrigada, salvou minha vida!!! Não tinha idéia de como fazer o ¬¬ que eu uso tanto!!! =D

ElyssonRPgZz disse...

Aeew, eu gostaria de saber qual eh o botao CMD, pra mim poder tirar uma foto de uma unica parte da tela.
Eu tenho um probleminha aqui, nao sei se voce pode resolver. No meu teclado, quando eu acabei de formatar o PC, ele pegava os acentos em certas paginas da WEB. Ex: Google, Orkut e ate mesmo o Blogger, podem ver que eu naum estou usando acentos, pois, meu PC nao esta pegando em paginas da WEB, somente no MSN. E tambem quando eu vou escrever voce, ele fica assim >>> voc~e.

OBS: a palavra voc~e foi copiada do MSN, pois, aqui nao pega acentos.

Preciso de ajuda!!!!

Me contatem por e-mail: elysson_jp15@hotmail.com

felix disse...

Oi elysson,

bom, o botão CMD que falei é o command do teclado do Mac:
http://en.wikipedia.org/wiki/Command_key
quando colocamos um teclado PC no computador da apple ele vai ficar na tecla do "windows". Só lembrando que esse artigo todo ta falando do sistema Mac OSX e não do Windows.

Desculpe, mas não ficou muito claro o que você tá usando no PC, windows, linux, osx86? Se não for o osx86, verifique se seu problema não é o layout de teclado, que está sem "dead keys", tente abnt ou americano internacional com dead keys (dependendo de qual for). Mas se for o do mac, como falei no artigo, a acentuação padrão é com a tecla "alt option":
http://en.wikipedia.org/wiki/Option_key

Chrys disse...

Felix,
obrigada pelas dicas, acabei de instalar meu IMac e comecei a pirar atrás de meus acentos e cedilhas (viu como já estou usando o que me ensinou? uhuuuu), mas vc sabe como colocar aquele "a" que designa ordinal feminina? Primeira, segunda...pode me ajudar?

Unknown disse...

Pra designar o caractere especial ª e º,
utilize a tecla ALT(option) + 9 para o caracetere ª
e ALT (option) + 0 para o caractere º.

Obrigado.
johnny.si.art@gmail.com

felix disse...

Valeu a participação Johnny!

Chrys disse...

Muito obrigada, gente!
Testando: ª º rsrsrrs!!!!!

Shop For Safety disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shop For Safety disse...

♥★ Obrigada!!!★♥

deTrivella disse...

Tnx pela graça alcançada :)))

Thomaz disse...

e este aqui:  ... alguem sabe??

shift+alt+k!!
!!

Diana Medina disse...

salvou meu dia!!!!!
obrigada!!!

B. Andrade disse...

Acento agudo (´) = OPTION + E
Acento circunflexo (ˆ) = OPTION + I
Acento crase (`) = OPTION + `
Acento trema (¨) = OPTION + U
Acento til (˜) = OPTION + N
Cedilha (ç) = OPTION + C
Exclamação espanhol para início de frase (¡) = OPTION + 1
Libra (£) = OPTION + 3
Infinito (∞) = OPTION + 5
Parágrafo (§) = OPTION + 6
Parágrafo texto (¶) = OPTION + 7
Ponto (•) = OPTION +8
Feminino (ª) = OPTION + 9
Masculino (º) = OPTION + 0
Diferente (≠) = OPTION + (+/=)
Quotação esquerda («) = OPTION + \
Símbolo Copyright (©) = OPTION + G
Símbolo Marca Registrada (®) = OPTION + R
Cruz (†) = OPTION + T
Vazio (ø) = OPTION + O
Pi (π) = OPTION + P
Zerinho (˚)= OPTION + K
Barrinha (¬) = OPTION + L
Reticências (…) = OPTION + (:/;)
Aproximadamente (≈) = OPTION + X
Raiz Quadrada (√) = OPTION + V
Menor ou igual (≤) = OPTION + (/.)
Dividido (÷) = OPTION + (?/)

Print Screen (copiar tudo o que está na tela) = COMAND + SHIFT + 4
Copiar = COMMAND + C
Colar = COMMAND + V
Cortar = COMMAND + X
Ctrl + Alt + Del (forçar saída) = COMMAND + OPTION + ESC
Abrir caixa da impressão = COMMAND + P

B. Andrade disse...

Acento agudo (´) = OPTION + E
Acento circunflexo (ˆ) = OPTION + I
Acento crase (`) = OPTION + `
Acento trema (¨) = OPTION + U
Acento til (˜) = OPTION + N
Cedilha (ç) = OPTION + C
Exclamação espanhol para início de frase (¡) = OPTION + 1
Libra (£) = OPTION + 3
Infinito (∞) = OPTION + 5
Parágrafo (§) = OPTION + 6
Parágrafo texto (¶) = OPTION + 7
Ponto (•) = OPTION +8
Feminino (ª) = OPTION + 9
Masculino (º) = OPTION + 0
Diferente (≠) = OPTION + (+/=)
Quotação esquerda («) = OPTION + \
Símbolo Copyright (©) = OPTION + G
Símbolo Marca Registrada (®) = OPTION + R
Cruz (†) = OPTION + T
Vazio (ø) = OPTION + O
Pi (π) = OPTION + P
Zerinho (˚)= OPTION + K
Barrinha (¬) = OPTION + L
Reticências (…) = OPTION + (:/;)
Aproximadamente (≈) = OPTION + X
Raiz Quadrada (√) = OPTION + V
Menor ou igual (≤) = OPTION + (/.)
Dividido (÷) = OPTION + (?/)

Print Screen (copiar tudo o que está na tela) = COMAND + SHIFT + 4
Copiar = COMMAND + C
Colar = COMMAND + V
Cortar = COMMAND + X
Ctrl + Alt + Del (forçar saída) = COMMAND + OPTION + ESC
Abrir caixa da impressão = COMMAND + P

Unknown disse...

Gente!! E o símbolo do Jogo da velha?? Não consigo twitttar sem ele!!

Fabricio Pereira disse...

O caracter "mais ou menos" pode ser obtido no office pra macosx com as teclas de atalho

CONTROL + SHIFT + "TECLA ="

Fabricio Pereira disse...

Ops.;
errei. O correto é:
O caracter "mais ou menos" pode ser obtido no office pra macosx com as teclas de atalho

OPTION + SHIFT + "TECLA ="