terça-feira, março 27, 2007

Problema Matlab 7 em máquinas AMD 64 (Windows)

Existe um problema que acontece com o Matlab 7 (Windows) quando ele é instalado em máquinas AMD 64 bits. Você instala normalmente e quando executa o Matlab ele abre e fecha depois repentinamente. Já havia ouvido relatos deste problema antes, mas como trabalho com Linux nunca me preocupei com isto.

Hoje precisei resolver este problema numa maquina aqui do laboratório e encontrei esse link aqui que descreve a solução do problema (em inglês).

Como este é um problema que muita gente desconhece e acaba não encontrando nada na web sobre isto vou fazer um pequeno resumo, em português, dos passos descritos no link que passei:

1 - Abra o explorer e entre na pasta onde está instalado o Matlab ("C:\Matlab7" por exemplo). Entre no subdiretório 'bin' e depois abra ainda o subdiretório 'win32'.

%MATLAB7%\bin\win32

2 - Neste diretório agora procure o arquivo 'blas.spec' e abra o mesmo com o Wordpad. Ele é um arquivo texto com linhas mais ou menos como as que tão abaixo:

GenuineIntel Family 5 Model * atlas_PPro.dll # Pentium
GenuineIntel Family 6 Model 1 atlas_PPro.dll # Pentium Pro
GenuineIntel Family 6 Model 3 atlas_PII.dll # Pentium II (Klamath)
GenuineIntel Family 6 Model 5 atlas_PII.dll # Pentium II (Deschutes)
GenuineIntel Family 6 Model 6 atlas_PII.dll # Celeron
GenuineIntel Family 6 Model 7 atlas_PIII.dll # Pentium III (Katmai)
GenuineIntel Family 6 Model 8 atlas_PIII.dll # Pentium III (Coppermine)
GenuineIntel Family 6 Model 9 atlas_PIII.dll # Pentium M
GenuineIntel Family 6 Model 10 atlas_PIII.dll # Pentium III (Cascades)
GenuineIntel Family 6 Model 11 atlas_PIII.dll # Pentium III (Mobile)
GenuineIntel Family 6 Model * atlas_PIII.dll # Pentium III
GenuineIntel Family 15 Model * atlas_P4.dll # Pentium 4
AuthenticAMD Family 5 Model * atlas_PII.dll # AMD-K6
AuthenticAMD Family 6 Model * atlas_Athlon.dll # Athlon/Duron
AuthenticAMD Family 15 Model 4 atlas_Athlon.dll # Athlon 64
AuthenticAMD Family 15 Model 5 atlas_Athlon.dll # Opteron


3 - Pra resolver o problema do Matlab vamos adicionar essas duas linhas no final do arquivo aberto:

AuthenticAMD Family 15 Model 12 atlas_Athlon.dll # Athlon 64 (Newcastle)
AuthenticAMD Family 15 Model * atlas_Athlon.dll # AMD64


4 -Depois é só salvar (Ctrl+S).

5 - E iniciar o Matlab.


Boa sorte

39 comentários:

Carlos Eduardo Buarque disse...

Meu velho, muito obrigado pelo seu tutorial. Me ajudou bastante.

Abração

Unknown disse...

vc me ajudou bastante usando uma explicação fácil e boa de entender, muito obrigado!!!!!!=)

J.H.Project disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.H.Project disse...

Existe otra solución al problema de matlab 7 en Windows, pero para AMD 32. Para quienes lleguen a este blog, revisen:

http://jhproject.wordpress.com/2007/09/30/solucion-de-matlab-7-en-amd-y-xp/

Si no se ve el enlace, buscar en google:
"Solucion matlab amd" y entrar a blog de jhproject...

Saludos!

Jorge. http://jhproject.wordpress.com

Unknown disse...

Salvou meu dia!!!
Funcionou bem!!!
=)

Unknown disse...

Carlos,

Muito obrigado!

Show de bola esse tutorial seu.
Simples e eficaz!

Evando.m disse...

Ola
Eu tive um problema semelhante com o Catia V5R18 (software CAD). Logo no inicio da instalacao, ja aparece uma mensagem falando deste tipo de problema. Com Windows XP funciona. Tem alguma sugestao para rodar no Vista?
Abraco

felix disse...

Oi Evando,

Infelizmente (ou felizmente) eu não uso o Vista, não saberia te ajudar agora. Você usa a versão 64 bits ou 32? Talvez por aí esteja o problema, não sei.

Agradeço a participação.

abraço

Anderson Dutra disse...

Muito Obrigado! Deu certo ok vc publicou. Foi só alterar as duas linhss que funcionou.

Unknown disse...

Engraçado que tenho um notebook Sempron e ele estava fazendo exatamente isso. Mas funcionou! Obrigado mesmo!

Unknown disse...

Meu amigo, muito obrigado. Você me ajudou muito com seu tutorial.

muito obrigado

um abraço

Unknown disse...

Cara... você salvou o meu trabalho de Termodinâmica Avançada...

Abração!

Unknown disse...

cara, pra vc duas palavras: MUITISSIMO OBRIGADO!!!!!!!! hj que eu fui perceber que podia ser um problema de incompatibilidade de processador. Valew msm. :)

Unknown disse...

Olá,

Muito obrigado pelas orientções. Funciounou perfeitamente em meu notebook da HP. Estou fazendo doutorado e utilizo o Matlab para traçar gráficos.

Um abraço,

Luiz Leite da Silva

Marcos KID disse...

Obriagado, vida solidária na internet, funcionou certinho!

Unknown disse...

Muito util!
Parabens pela iniciativa!!

KK disse...

Eu ja tinha usado uma vez a algum tempo sua dica e fiquei loco agora que formatei meu pc, mas graças a deus axei de novo, e claro agora vou agradeçer.
Valew

Tiago Cardoso disse...

Bom mais recentemente(2009) tive o mesmo problema que não se resolveu com a sua dica. Porém descobri um jeito de resolver:

Botao direito no meu computador->propriedades>configurações avançadas do sistema-> variaveis do ambiente

Em uma das duas listas se existir "BLAS_VERSION" coloque o valor dele para $MATLAB\bin\win32\atlas_Athlon.dll onde $MATLAB é o diretório de instalação, se não existir crie um item com esse nome e coloque o valor certo.


obs: sistema operacional windows vista 64 bits

felix disse...

Olá Cardoso,

De fato a solução foi pesquisada para as máquinas do laboratório, que rodavam windows xp.

O windows vista nunca usei (ubuntu guy), nem a turma usava no lab, daí não posso comentar sobre o problema dele.

Agradeço a participação, vai ajudar a turma que chega aqui.

abraço

Alberto Icaro disse...

Oi pessoal, estou tendo um problema parecido com o de voces. Estou tentando usar o matlab 7.1 no meu notebook, com o windowns vista home premium e o sistema operativo 32 bites mas ele abre a tela de inicio, com o nome do programa e nao sai disso. Nao aparece nenhuma mensagem de erro mas ele nao executa. Ja fiz o que vcs falaram. No primeiro caso adicionei as 2 ultimas linhas em:
C:\Program Files\MATLAB71\bin\win32\blas.spec
so q nao consigo salvar o arquivo depois, ficou na extensao do WordPad. A segunda tentativa, de criar a variavel no espaço de ambiente nao surtiu efeito nenhum... =/ Alguem ai me salva, to precisanu urgente de usar o matlab.... obrigado pela atençao!

Unknown disse...

Muito Obrigado pela explicação clara e fácil, resolveu meu problema rapidamente.

Anônimo disse...

Velho, valeu mesmo pela ajuda....tava quebrando a cabeça com isso
brigadão

Unknown disse...

Valeu cara! na internet a gnt encontra tudo! já tava achando q nao ia conseguir fazer o trab da faculdade...
vlw msm, brigadao pela ajuda

Unknown disse...

Depois de passar um dia inteiro instalando e desinstalando o MATLAB, dando scandisk, etc... Vc resolveu meu problema de forma muito fácil! Obrigada mesmo!!!!!

Unknown disse...

Depois de passar o dia instalando e desisntalando o MALTAB, dando scandisk, etc... Vc resolveu meu problema de forma bem fácil e rápida! Muito obrigada!!!!!!!

Julio Montes disse...

Eu tambem tinha o mesmo problema, MUITO OBRIGADO MESMO!!!!!! VALEU PELA FORÇA!!
Estamos precisando de mais gente como vc e a pessoa que criou o post em ingles e não desses rackers idiotas que so fazem programas que danificam o computador e criam virus com o unico proposito de acabar com o dia de quem é infectado!!
VALEU MESMO!!!!

Baldez disse...

Cara, o que eu posso dizer. Sua dica foi excepcional. Acho que poderia ficar o dia inteiro te elogiando e você não teria idéia da minha gratidão. Um abraço e valeu mesmo.

Unknown disse...

bah, show essa explicação. Obrigado.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho outro problema com o Matlab no Windows 64 bits. O toolbox Symbolic não funciona. Dei uma procurada na net e acabei concluindo q esse toolbox não funciona no 64 bits. É possível isso?? Se for, existe alguma forma de resolver?? Obrigada!

Mayara Marangoni disse...

obrigada ta funcionando perfeitamente agora

Unknown disse...

Estou tendo um problema parecido mas meu processador é Intel Core Duo. Eu clico para abrir o Matlab e ele nao responde, nao faz nada... Nem desinstalar eu consigo. Versão R2010a

Guillermo disse...

VALEU!!!
Funcionou

Muito Obrigado

Unknown disse...

Olá Felix.
Eu tenho instalado o R2009a 7.8 versão 64 bits, mas não contém o toolbox Symbolic Math Toolbox e deve ser por isso que não consigo usar os comandos syms e sym.
Gostaria MUITO de sua ajuda ou de outro.

Unknown disse...

Estou com este problema no Windows 7 64bits e com o Matlab2009b. Alguem pode me ajudar? Qual o procedimento para eu conseguir instalar e rodar o Matlab?

Kiran disse...

Meu amigo: Encontrei no seu blog uma ajuda valiosa, direta e competente. Seria muito bom que houvesse mais ajudas assim. Parabéns e muito obrigado.

José Echeverría disse...

como agrego el toolbox de symbolic en matlab 2009a a 64 bits

Paulo_R disse...

instalei o matlab r2008a no win 7 de 64bits e nao foi instalada; 'symbolic math toolbox' . o que devo fazer para resolver o problema?
obrigado.

attomaz disse...

Como resolveram o problema do toolbox symbolico no matlab no windows 7 64 B. Estou passando por isso agora. Att!